CP of Brasil, i21 Boletim / Abril

5/20/19 3:27 PM
  • Brazil, Communist Party of Brazil Pt South America Communist and workers' parties

Boletim Mensal i21 / Abril – Análises e informações sobre a conjuntura internacional

Internacionalismo

PCdoB: “A expressão mais concentrada, ampla e radical do internacionalismo hoje é a luta pela paz” (link)

A direção nacional do PCdoB promoveu nos dias 3 e 4 de maio o Encontro Nacional sobre Política e Relações Internacionais, acompanhado por uma centena de participantes do Comitê Central, colaboradores e quadros partidários de 12 Estados da Federação mais o Distrito Federal. O Encontro aprovou uma Declaração que expressa o internacionalismo comprometido do trabalho dos comunistas.

PCdoB rechaça tentativa de golpe na Venezuela (link)

Em nota oficial, o Partido Comunista do Brasil repudiou a mais recente tentativa de golpe promovida pela oposição venezuelana.

 

Em Cuba, Luciana Santos denuncia prisão política de Lula e diz que Brasil vive momento de “farsa e tragédia” (link)

A presidenta do PCdoB chefiou uma delegação do Partido a Cuba e fez uma palestra na universidade de Havana falando, entre outras coisas, da importância da bandeira Lula Livre. A visita foi manchete principal do Granma. (link)

 

Reunião de dez partidos comunistas do Cone Sul emite declaração (link)

Nos dias 26, 27 e 28 de abril, dez partidos da América do Sul reuniram-se em Montevidéu. O Encontro aprovou uma declaração conjunta que faz uma conclamação pela unidade das forças progressistas e democráticas.

PCdoB encontra o embaixador da Síria, Mohamad Khafif, diante de mais uma escalada dos EUA contra seu país (link)

O vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, – que também responde pela secretaria de Política e Relações Internacionais do Partido – visitou a embaixada da Síria na semana passada e foi recebido pelo embaixador Mohamad Khafif.

América Latina e Caribe

Brasil sai oficialmente da Unasul

Uma nota do Itamaraty emitida no dia 15/04 informou que o governo brasileiro denunciou o Tratado Constitutivo da Unasul, formalizando assim sua saída da organização. A decisão já havia sido comunicada ao Equador que é o país depositário do acordo e onde está a sede da organização, próxima ao monumento Mitad del Mundo e que é um dos mais modernos edifícios do Equador. A nota informa que data de abril de 2018 a decisão de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru de romper com a Unasul, por fim também se juntou a Guiana. Está em andamento a construção de outra entidade, o Foro para o Progresso da América do Sul (Prosul). Segundo a nota, o Prosul “terá estrutura leve e flexível, com regras de funcionamento claras e mecanismo ágil de tomada de decisões”. A destruição da Unasul é um gesto político contra um recente passado de construção da integração sulamericana através das presidências de Chavez (Venezuela), Lula (Brasil), Kirchner (Argentina), Evo (Bolivia ), Correa (Equador) e Lugo (Paraguai). Acabar com a Unasul é acabar com um legado do ciclo progressista da América Latina do princípio do século XXI. Ana Prestes em Notas Internacionais.

Liberdade de Lula foi tema de manifestações em 21 países (link)

África do Sul, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Noruega, Paquistão, Portugal, República Dominicana, Rússia, Suíça, Tunísia e Uruguai foram alguns dos países em que, no dia 07/04, quando se completou um ano da prisão do ex-presidente Lula, ocorreram manifestações exigindo sua liberdade.

Nova Carta Magna cubana entra em vigor: “Uma Constituição filha do seu tempo” (link)

A nova Constituição de Cuba entrou em vigor no dia 10/04 com sua publicação no Diário Oficial, depois de ser promulgada em solene sessão parlamentar com um discurso do primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista, Raúl Castro. Segundo o veterano dirigente “essa Constituição é filha do seu tempo, e seu conteúdo se torna um legado para as novas gerações”.

Cuba: A resposta digna de um povo altivo (link)

No dia 17/04 os EUA anunciaram o endurecimento das sanções econômicas contra Cuba. O país socialista respondeu com a altivez costumeira e o PCdoB emitiu nota oficial reiterando “sua solidariedade ao povo e ao governo cubano”. (link)

Uruguai demite ministro da defesa e seis generais da cúpula militar após omissão sobre crime na ditadura (link)

No dia 1° de abril, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, demitiu, seu ministro da Defesa, Jorge Menéndez, e mais seis generais da cúpula militar do país, acusados de terem se omitido diante da confissão de um ex-oficial sobre crimes cometidos durante a ditadura militar.

Bolívia cresce elevando salários e benefícios previdenciários (link)

O ministro da Economia e Finanças Públicas da Bolívia, Luis Arce, esteve recentemente em São Paulo onde destacou como o “modelo econômico social comunitário produtivo”, baseado na recuperação dos recursos naturais, na nacionalização e na industrialização, tem feito do seu país o que mais cresce na região por seis anos consecutivos.

Diplomatas brasileiros publicam manifesto anônimo contra exaltação ao Golpe

Sem assinar seus nomes, um grupo de diplomatas brasileiros divulgou uma carta no dia 1° de abril para “manifestar repúdio a declarações do presidente da República e do Ministro das Relações Exteriores que relativizam a natureza ilegal, inconstitucional e criminosa do regime de exceção instaurado no Brasil com o golpe de estado de 1964”. Na carta, os diplomatas ainda dizem que tais declarações provocam “danos graves à imagem do país”, “tripudiam da memória das vítimas de um regime assassino”. A carta ainda faz referência a ofensas do governo brasileiro a paraguaios e chilenos que tiveram ditaduras em seus países, após Bolsonaro elogiar os ditadores Augusto Pinochet e Alfredo Stroessner. Ana Prestes em Notas Internacionais.

Renato Rabelo: Os militares, a política, e a geopolítica (link)

“A presença de integrantes das Forças Armadas se expande para o segundo e terceiro escalões, em postos destacados, já atingindo a casa da centena. É um contingente maior em postos de primeiro escalão e em número de militares, se comparado com os governos do período do regime militar, implantado em 1964. Esse acontecimento é inédito na história da República.”

Samuel Pinheiro Guimarães: A Política Externa Brasileira (link)

Neste rico artigo, o ex-secretário-geral do Itamaraty analisa as nefastas consequências da nova política externa do governo Bolsonaro.

Bolsonaro em Israel

Sobre a visita de Bolsonaro a Israel no mês de abril, o que se extrai é que o presidente brasileiro conseguiu criar problemas onde não havia. Conseguiu se indispor com uma série de países e comunidades de interesse. Vai abrir um escritório de negócios em Jerusalém, enquanto a city de negócios de Israel é Tel Aviv. Disse que futuramente inaugurará uma embaixada, que o “casamento” está marcado e pediu “calma” no processo de transição. Ana Prestes em Notas Internacionais.

EUROPA

Brexit passou da validade – que dinâmicas se avistam? (link)

Análise de Moara Crivelente sobre o impasse no Reino Unido em relação à saída da União Europeia (UE). Para Moara, isso reflete “um caos na situação política britânica, em desalento”.

PSOE precisará se aliar para governar

Desde que saíram os resultados eleitorais no dia 28/04 na Espanha dando a vitória ao PSOE do atual primeiro-ministro Pedro Sánchez o que mais se discute é como ele formará maioria para governar. O PSOE conquistou 123 cadeiras e são necessárias 176 para formar maioria. O total de cadeiras do parlamento é de 350. Já é quase certa a aliança com a coalizão “Unidas Podemos” que conquistou 42 cadeiras, mas isso ainda não dá maioria. Para buscar governabilidade, Sánchez terá que buscar apoio de partidos menores e lidar com a espinhosa questão do independentismo, especialmente da Catalunha. Duas lições das eleições foram a queda expressiva do PP (perdeu 45% de seus parlamentares) e a falsa expectativa quanto ao Vox, de ultra-direita, que conquistou 24 assentos dos 60 que almejava. Ana Prestes em Notas Internacionais.

Partido Comunista da Espanha saúda “derrota absoluta” da direita e pede pressão popular

Em nota, o PCE, que elegeu 5 dos 6 parlamentares da Esquerda Unida, afirma que “somente com forte pressão social podemos barrar as tentativas de impedir a implementação de políticas impulsionadas pelo nosso campo político”. Leia alguns trechos:

Os resultados eleitorais de 28 de abril representam uma derrota absoluta do trio direitista de Colón*, que está longe de ser capaz de agregar uma maioria do governo, enquanto há uma maioria suficiente para um governo que implemente políticas progressistas. A participação popular impediu que a extrema direita franquista se tornasse uma força determinante. Estamos conscientes de que as potências econômicas, a UE e a Casa Real tentarão pressionar um governo do PSOE com C’s** a continuar as políticas neoliberais e a precarização da vida e dos direitos.

Nossa tarefa, a do PCE e IU (Esquerda Unida), é trabalhar por todos os meios para enfrentar essas pressões. Não temos ilusões, estamos cientes da dificuldade de se comprometer o PSOE na realização de políticas de esquerda. Somente com forte pressão social podemos barrar as tentativas de impedir a implementação de políticas impulsionadas pelo nosso campo político”.

* Referência a três partidos de direita (PP, Cidadãos e Vox) que promoveram, na praça Colón, em Madri, grandes mobilizações de massa.

** Sigla do partido de direita Cidadãos.

Ultra-direita se consolida na Europa

Depois da chegada de parlamentares do partido de extrema direita Vox ao parlamento espanhol, Portugal, Irlanda, Luxemburgo e Malta são os únicos países da UE que não têm presença da extrema direita em seus legislativos e governos. Sozinha a ultra-direita hoje governa a Polônia, a Hungria e a República Tcheca, com aliados governa a Itália, Áustria, Finlândia, Letônia, Eslováquia e Bulgária. Na Dinamarca eles apoiam o governo e tem disputado o poder na França e na Holanda (com dados da DW). Uma aliança denominada Europa das Nações e das Liberdades (ENF) trabalha para que os parlamentares de extrema-direita se consolidem como uma das principais forças do Parlamento Europeu. Marine Le Pen e Matteo Salvini são dos mais animados com a aliança e as possibilidades abertas pelas eleições do Parlamento Europeu que ocorrerão de 23 a 26 de maio. Ana Prestes em Notas Internacionais.

Especial Revolução dos Cravos 45 anos (link)

O dia 25/04 marcou os 45 anos da insurreição que colocou fim ao regime fascista em Portugal, entrando para a história com o nome de “Revolução dos Cravos”. O i21, publicou, durante o mês de abril, um especial com 6 artigos sobre o heroico acontecimento.

Luta Pela Paz

Aos 70, a OTAN não é aliança defensiva, mas uma declaração de guerra total (link)

No dia 4/04 a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) fez 70 anos. Artigo de Moara Crivelente.

CMP 70 anos: Diante das ameaças, a luta pela paz se fortalece na unidade (link)

Em 21/04, o Conselho Mundial da Paz celebrou seus 70 anos de existência. A presidenta do CMP, Socorro Gomes, escreveu um artigo sobre o papel deste histórico movimento.

Ásia

Economia chinesa cresce 6,4% no primeiro trimestre (link)

O consumo continuou a ser o suporte principal para estimular a demanda, contribuindo com 65,1% para o crescimento econômico no primeiro trimestre.

China se impõe na OMC

 A China se pronunciou sobre a renúncia do Brasil ao seu status de “país em desenvolvimento” no âmbito da OMC. O ministério chinês para o comércio teria dito que nada muda para os demais países em desenvolvimento na OMC “mesmo que o Brasil tenha concordado em renunciar ao status”. Em carta assinada com Índia, África do Sul e Venezuela, o governo chinês chama o status diferenciado de “direito fundamental” e que não cederá às propostas de reforma da OMC apresentadas pelos EUA. Ana Prestes em Notas Internacionais.

África

PC Sudanês pede ação massiva intensificada (link)

O presidente do Sudão, Omar Al-Bashir, que estava há trinta anos no poder, foi deposto no dia 11/04, depois de uma longa e intensa jornada de protestos conduzida por uma aliança denominada “Liberdade e Mudança”, integrada pelo Partido Comunista Sudanês. Depois da queda de Al-Bashir, assumiu o poder um Conselho Militar de Transição, com profundas ligações com o antigo regime e pró-imperialista. “Para frustrar conspirações em curso urdidas pelo imperialismo estadunidense e governos regionais reacionários”, o Partido Comunista Sudanês chama a intensificar a ação de massas.

Drama humanitário em Moçambique

Em Moçambique seguem os desdobramentos catastróficos após a passagem do ciclone Idai no último 14 de março. A ONU está vacinando a população contra a cólera que está se proliferando rapidamente. A cruz vermelha começou a distribuir os primeiros mantimentos. Dados do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) divulgados em 1º de abril, dizia que 598 pessoas morreram, 195.287 famílias foram afetadas, um milhão (967.014) de pessoas foram atingidas e 62.153 casas destruídas. Ana Prestes em Notas Internacionais.

 

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL - PCdoB

COMITÊ CENTRAL- SECRETARIA DE POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

+55 (11) 3054-1822 ou 3054-1832