CP of Brazil, Saludo del Partido Comunista de Brasil al 90o Aniversario del Partido Comunista Peruano

10/9/18 3:38 PM
  • Brazil, Communist Party of Brazil Es South America Communist and workers' parties

 

São Paulo, 08 de outubro de 2018.

 

À camarada Flor de María Gonzáles Uriola

Secretária-Geral do Partido Comunista Peruano

 

Querida camarada,

 

Por vosso intermédio, transmitimos ao Comitê Central e a toda a militância do Partido Comunista Peruano (PCP) as mais entusiásticas saudações do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pelos 90 anos de atividades do PCP.

 

O dia 7 de outubro de 1928 marca a “criação heroica” que trouxe ao povo peruano, especialmente aos trabalhadores, um vento de esperança no futuro.

 

De fato, desde a sua fundação, o Partido Comunista Peruano lutou ao lado dos explorados e oprimidos, em defesa dos direitos sociais, da soberania nacional e da democracia.

 

O fundador e primeiro secretário-geral do PCP, o inesquecível “amauta” José Carlos Mariátegui, além de valente ativista, foi um dedicado estudioso da história peruana e latino-americana e um pensador marxista original, cujas formulações até hoje guardam grande atualidade.

 

Durante a trajetória do Partido Comunista Peruano, centenas de mártires enfrentaram com coragem a opressão, escrevendo páginas gloriosas da luta popular.

 

Neste momento em que travamos em nosso país uma acirrada batalha em defesa da democracia, contra o fascismo, agradecemos ao PC Peruano a constante solidariedade ao povo brasileiro.

 

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) tem orgulho de cultivar, com o PCP, tradicionais relações de fraterna amizade, relações que nos interessa fortalecer e aprofundar.

 

Salve o 90º aniversário de fundação do Partido Comunista Peruano!

 

Viva a solidariedade entre os povos irmão da América Latina!

 

 

Walter Sorrentino

Secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB