Brazilian CP, Boletim Portal PCB Nº 167

5/13/19 12:40 PM
  • Brazil, Brazilian Communist Party Pt South America Communist and workers' parties

Em defesa da educação pública e da aposentadoria!

7 de maio de 2019

UNIDADE CLASSISTA CONVOCA TODAS E TODOS À GREVE GERAL DA EDUCAÇÃO, DIA 15 DE MAIO, E A CONSTRUÇÃO DA GREVE GERAL, DIA 14 DE JUNHO

Coordenação Nacional da Unidade Classista

O governo Bolsonaro vem acelerando e aprofundando os ataques à educação, em especial, à educação pública. Dando continuidade à política econômica de ajuste fiscal para o setor e implementando sua política reacionária de censura e perseguição ideológicas, anunciou cortes orçamentários para área de humanas e corte de 30% no orçamento de todas as universidades federais do país, além de incentivar o ódio ao conhecimento e o desrespeito aos profissionais da educação, orientando que filmem professores/as em seu local de trabalho, sem autorização dos/as mesmos/as.

 

No ar o Poder Popular nº 41: 14/06 é GREVE GERAL!

9 de maio de 2019

Contra a Reforma da Previdência e em defesa dos nossos direitos

MATÉRIAS:

Página 2: Editorial – Contra a reforma da Previdência e os retrocessos: GREVE GERAL DIA 14/06!

Página 3: Governo Bolsonaro quer destruir a Educação Pública

Página 4: Empreendedorismo – farsa com gosto de tragédia

Página 5: Sangue indígena: nas veias a luta pela terra!

Páginas 6 e 7: A CLASSE TRABALHADORA NEGRA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Páginas 8 e 9: A mulher e a exploração no mercado de trabalho

Página 10: Ianques, tirem as mãos da Venezuela!

Página 11: 100 anos da Internacional Comunista

Página 12: Beth Carvalho – destaque no samba e na luta popular

 

 

“Eu avisei”: notas sobre consciência de classe e unidade

8 de maio de 2019

Por Antonio Lima Júnior, jornalista e militante da Unidade Classista no Ceará

Desde o início do governo Bolsonaro (PSL), a cada medida impopular que este governo tenta impor, vemos surgir nas redes sociais uma espécie de palavra de ordem, o famigerado “eu avisei”. Tal forma de posicionamento nos coloca diante de uma série de problemas sobre a ausência de tática concreta no conjunto dos movimentos sociais e descontentes em geral sobre como derrotar essas medidas, levando esse governo junto.

 

A greve dos motoristas da Uber e a luta contra o capital

8 de maio de 2019

OLHAR COMUNISTA

Conforme informações veiculadas pela grande imprensa, teve início nesta quarta, dia 08, uma paralisação mundial dos motoristas da Uber e outras empresas do gênero, como a 99 e a Cabify, com início à meia-noite, quando os aparelhos foram desligados, com duração provável até quinta, dia 09. Também foram convocadas manifestações de rua. O movimento está sendo referenciado como “Uber off” e acontece no momento em que a Uber lança suas ações na Bolsa de Valores.

 

 

A “uberização” da segurança pública: a vida não vale nada

8 de maio de 2019

Para Jaqueline Muniz, Estado tem se limitado a terceirizar serviços públicos essenciais a grupos criminosos nas favelas José Eduardo Bernardes* Brasil de Fato

Há um mês, o músico Evaldo Rosa dos Santos foi assassinado com 80 tiros por militares do Exército que dispararam contra o carro em que ele estava com a família. O grupo estava a caminho de um chá de bebê quando foi alvejado pelos militares na zona norte do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

65 anos da Revolução no Vietnã

8 de maio de 2019

A vitória na Batalha de Dien Bien Phu

(Foto: VTCNews)

Revista Opera

por Ahmad Faruqui | CounterPunch – Tradução de Gabriel Deslandes

Em todo dia 7 de maio, pessoas de todo o mundo se reúnem em Dien Bien Phu, cidade localizada no Noroeste do Vietnã, para comemorar uma das mais importantes batalhas do século XX. Naquela data, em 1954, o Exército do Povo do Vietnã (Việt Minh) infligiu uma derrota militar decisiva ao Exército francês.

 

 

 

Paulo Guedes na corda bamba

7 de maio de 2019

Paulo Kliass*

A situação de Paulo Guedes no governo do capitão já não pode mais ser caracterizada com a tranquilidade típica de um céu de brigadeiro – expressão com que os pilotos de aeronaves costumam se referir a um voo sem turbulências pela frente. A força do superministro seria inquestionável, a se levar em conta a forma pela qual ele vinha sendo tratado, até bem pouco tempo atrás, pela maior parte dos grandes meios de comunicação.

 

 

 

Iêmen: o triunfo da barbárie

8 de maio de 2019

PELO SOCIALISMO

Cesar Chelala *

…16 milhões não têm acesso a comida e água potável, e mais de um milhão de iemenitas – principalmente crianças – sofrem de cólera. Além disso, 5 milhões de pessoas estão no nível de “emergência” alimentar, pouco antes da fome, e há 2,8 milhões de pessoas deslocadas internamente.

 

 

 

 

 

 

Produção industrial: um corpo que cai

5 de maio de 2019

CRÍTICA DA ECONOMIA

por Jorge Arnaldo e José Martins

A tendência de queda da economia brasileira continua mais firme do que nunca. Um corpo que cai. Os donos da propriedade privada capitalista e seus eunucos economistas não são capazes de reverter esse processo.